|
|
|
Contato/Contact:
Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
|
Departamento de Controle
do Espaço Aéreo-DECEA
|
Av. Gen. Justo, 160
CEP 20021-130
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
|
AFS: SBRJZXIC
|
|
|
AIC
|
N 27/2024
|
Publication Date/
Data de publicação:
|
28 NOV 2024
|
Effective date/
Data de efetivaçao:
|
28 NOV 2024
|
|
|
|
|
PADRONIZAÇÃO DA ENTREGA DE INTENÇÕES DE VOO POR UM MEIO QUE ENVOLVA ATENDIMENTO VERBAL
|
|
1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
|
|
Esta Circular de Informação Aeronáutica (AIC) tem por finalidade apresentar procedimentos padronizados para a entrega de intenções de voo, antes da decolagem, por telefone, por fac-símile ou presencialmente, de modo a tornar o atendimento verbal mais rápido e seguro.
|
|
As informações aqui publicadas são de interesse de órgãos e setores do SISCEAB envolvidos com o Serviço de Gerenciamento de Plano de Voo, bem como de pilotos de aeronave e de despachantes operacionais de voo que tenham o desejo de entregar suas intenções de voo, antes da decolagem, por telefone, por fac-símile ou presencialmente.
|
|
|
2.1. A Internet é o meio mais adequado de entrega de intenções de voo, antes da decolagem, tendo em vista ser digital e de mais rápido processamento.
|
|
2.2. A validade e os prazos para entrega de intenções de voo são os mesmos constantes na ICA 100-11, “Plano de Voo”, e na ICA 100-15, “Mensagens ATS”
|
|
2.3. Os pilotos de aeronave ou os despachantes operacionais de voo podem apresentar suas intenções de voo, antes da decolagem, por telefone, por fac-símile ou presencialmente, somente para voos domésticos ou internacionais que sejam originados no território brasileiro.
|
|
2.4. Em relação aos RPL, somente suas atualizações temporárias podem ser entregues por telefone, por fac-símile ou presencialmente.
|
|
2.5. Os órgãos AIS credenciados para o recebimento de intenções de voo por telefone ou fac-símile são divulgados na ROTAER ou na AIP, com a indicação das facilidades disponíveis.
|
NOTA 1: Os telefones específicos, destinados exclusivamente para entrega das intenções de voo, são identificados: “TEL PLN”; “TEL FAX” ou “TEL FAX/PLN”
|
NOTA 2: Após a entrega das intenções de voo por fac-símile, os pilotos de aeronave ou os despachantes operacionais de voo deverão assegurar-se de que foram recebidas corretamente e aceitas.
|
|
2.6. Quando efetivados, os procedimentos para a entrega de intenções de voo, por telefone ou fac-símile a outro setor devidamente credenciado que não seja um órgão AIS serão regulamentados por publicação específica.
|
|
2.7. Quando da entrega das intenções de voo, os pilotos de aeronaves e os despachantes operacionais de voo deverão estar aptos a informar todos os dados necessários, na sequência do Formulário de Plano de Voo, a fim de agilizar o seu preenchimento e reduzir o tempo de ocupação da linha telefônica.
|
NOTA: Excepcionalmente, em decorrência de um possível excesso de demanda, a não observância dessa orientação poderá acarretar preterição na ordem de atendimento.
|
|
2.8. Para a entrega das intenções de voo por telefone, no item “PREENCHIDO POR”, deverá ser registrado o nome do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo responsável por sua entrega e, no campo reservado à assinatura, a expressão “PLN via TEL”, seguido do número de telefone de contato.
|
|
2.9. Para a entrega das intenções de voo por fac-símile, o piloto de aeronave ou o despachante operacional de voo deverá transmitir, corretamente preenchido e assinado, o respectivo Formulário de Plano de Voo Completo ou Formulário de Plano de Voo Simplificado.
|
|
2.10. As conversações devem ocorrer no idioma português, de forma concisa, reduzindo-se ao máximo o tempo de utilização dos canais de comunicação, que devem ter o uso operacional restrito a essa finalidade.
|
|
2.11. Em todas as conversações, ou quando solicitado, as abreviaturas e as palavras de difícil entendimento deverão ser soletradas e, para isso, será utilizado o alfabeto fonético.
|
|
2.12. A critério do DECEA, em determinados aeródromos desprovidos de órgãos ATS contidos em áreas definidas, as intenções de voo deverão ser apresentadas por telefone ou fac-símile, antes da decolagem, à Sala AIS designada, conforme estabelecido nas publicações de informações aeronáuticas pertinentes (AIP ou ROTAER).
|
NOTA: Esse procedimento visa a reduzir as comunicações terra-avião, nos órgãos ATC com grande movimento de tráfego aéreo, através da diminuição da transmissão de Planos AFIL.
|
|
2.13. O piloto de aeronave ou o despachante operacional de voo deverá complementar o Plano de Voo, após realizado o primeiro contato com o órgão ATS, inserindo a hora real de decolagem, pois o Serviço de Alerta somente será iniciado quando o órgão ATS tomar conhecimento dessa hora.
|
|
2.14. 4 O SRPV ou os CINDACTA, antes de solicitar ao DECEA a aplicação de um procedimento para um determinado aeródromo, deverão assegurar, necessariamente, que:
a) existam meios eficazes de telefonia a serem utilizados pelos pilotos de aeronave ou pelos despachantes operacionais de voo nesses aeródromos, para entrega das suas intenções de voo;
b) haja a real impossibilidade do órgão ATC atender à demanda de Planos AFIL, mesmo considerando a implementação de frequência ou setor específico para a sua recepção ou o aumento de posições operacionais, entre outras soluções;
c) o órgão AIS envolvido possa assumir esta carga de trabalho, sem prejuízo das suas funções; e
d) seja estabelecido Acordo Operacional entre o órgão ATS e o órgão AIS envolvido, definindo os procedimentos de encaminhamento das mensagens.
|
3 ATENDIMENTO PADRONIZADO
|
|
3.1. O cumprimento padrão aos pilotos de aeronave ou aos despachantes operacionais de voo deve ser o seguinte: “Plano de voo, (bom dia!) ou (boa tarde!) ou (boa noite!) Em que posso ajudá-lo?”, conforme o horário.
|
|
3.2. Após o cumprimento padrão, o piloto de aeronave ou o despachante operacional de voo deverá informar seu nome e código ANAC e, então, responder às perguntas necessárias para o correto recebimento de suas intenções de voo.
|
|
3.3. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a entrega de um Plano de Voo Completo ou de um Plano de Voo Simplificado, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida e destino” e, após sua resposta: “Inicie o preenchimento a partir do campo 9 (Tipo de Aeronave), na sequência do Formulário de Plano de Voo”
|
|
3.4. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a entrega de uma CHG, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida e destino” e, após sua resposta: “Qual a modificação?”.
|
|
3.5. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a entrega de uma DLA, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida e destino” e, após sua resposta: “Qual é o novo horário?”.
|
|
3.6. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a entrega de uma CNL, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida e destino”.
|
|
3.7. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a confirmação da entrega de um Formulário de Plano de Voo por fac-símile, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida, destino e horário da decolagem”.
|
|
3.8. Caso o interesse do piloto de aeronave ou do despachante operacional de voo seja a entrega de uma ISE, após o cumprimento padrão, ser-lhe-á solicitado: “Informe matrícula, partida, destino, horário da decolagem e tipo de isenção”.
|
|
3.9. Após a entrega da intenção de voo, exceto os campos 10 e 19, toda a informação contida deverá ser cotejada, para que o piloto de aeronave ou o despachante operacional de voo assegure-se de que foi recebida corretamente.
|
|
3.10. Ao término da conversação, o piloto de aeronave ou o despachante operacional de voo deverá ser informado do nome do operador e do horário de atendimento da seguinte forma: “Seu atendimento foi realizado pelo operador Fulano, às (hora e minuto)”
|
|
3.11. A despedida padrão aos pilotos de aeronave ou aos despachantes operacionais de voo deve iniciar com: “Deseja algo mais?”. Caso sua resposta seja positiva, continuará com: “Em que posso ajudá-lo?”. Senão, continuará com: “Bom dia!”, “Boa tarde!” ou “Boa noite!”, conforme o horário.
|
4 INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS
|
|
4.1. As informações meteorológicas que poderão, quando disponíveis, ser obtidas por telefone são, basicamente, as seguintes:
a) os METAR, SPECI e TAF das localidades de origem, destino e alternativa; e
b) as informações das cartas de tempo significativo, vento de altitude e avisos de condições adversas (SIGMET, Aviso de Aeródromo).
|
NOTA 1: O briefing meteorológico completo é opcional e poderá ser fornecido, dependendo da disponibilidade do especialista na função, mediante a solicitação prévia.
|
NOTA 2: Os telefones específicos, destinados exclusivamente para esse fim são identificados: “TEL CMA”.
|
|
|
5.1. Os casos não previstos serão resolvidos pelo Exmo. Sr. Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA
|
|
5.2. Esta AIC republica a AIC N 37/17.
|